Brinquedos Certos para Cada Idade

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Que brinquedos comprar para meu filho de acordo com sua idade?

Lembre-se sempre, na compra, observe sempre a idade recomendada pelo produto. Um brinquedo para crianças maiores é inadequado para os baixinhos e pode até ser perigoso.

Verifique sempre e fique atento às peças muito pequenas, bolinhas, pontas afiadas e bordas cortantes. O cuidado nunca é demais!

De 6 a 15 meses

Neste período os brinquedos devem estimular os sentidos da visão, audição e tato do bebê. É recomendado pelos especialistas: chocalhos, bonecas coloridas e bichinhos de pelúcia.






De 1 e meio a 2 anos

Eles já estão com o pique todo e precisam de brinquedos que ativem o movimento corporal. Os de encaixe coloridos e de diferentes formatos do tipo Lego, bloquinhos para empilhar, carrinhos e brinquedos com botões sonoros são ideais para esta faixa etária.




De 2 a 3 anos

É hora de trabalhar a criatividade e o raciocínio. Escolha brinquedos de montar e desmontar, blocos de tamanhos e formas diferentes, figuras geométricas, quebra-cabeças simples e instrumentos musicais como pandeiros, violão, piano.... Também é válido os trenzinhos, triciclo, panelinhas e jogos de ferramentas. É um bom momento para introduzir jogos pedagógicos, como tabuleiro com números e letras do alfabeto.

Sempre tenha o cuidado em observar se o brinquedo tem o selo do INMETRO e se é apropriado para a idade. Nunca compre brinquedos que tenham partes destacáveis (como olhos de bichinhos de pelúcia) ou ainda com parte pontiagudas e pequenas (uma dica é: sempre compre brinquedos que tenham peças maiores do que o pulso da criança). Cordinhas para puxar brinquedos também não são recomendadas.

Conhecer o que a criança é capaz de fazer em cada idade, saber a que tipo de estímulo o cérebro infantil está preparado para receber pode ajudar não só na escolha do brinquedo como orientar o tipo de brincadeira (fonte Revista Isto È por Cuidar de Bebê.

1 MÊS
O QUE A CRIANÇA FAZ: Agita as mãos fechadas, enxerga sem nitidez e apenas o que está a menos de 30 centímetros. Responde aos sons de chocalhos, sente prazer ao ser acariciada.

COMO ESTIMULAR: O principal estímulo é o toque. Isso a faz sentir-se protegida.

2 MESES
O QUE A CRIANÇA FAZ: Segue objectos com os olhos, esboça sorriso, começa a balbuciar, reconhece a voz da mãe e a procura.
COMO ESTIMULAR: Instalar móbiles no berço para que o bebé possa acompanhar seus movimentos.

3 MESES

O QUE A CRIANÇA FAZ: Descobre as mãos e as leva à boca, movimenta braços e pernas de forma simultânea.
COMO ESTIMULAR: Deixe a criança levar a mão à boca, assim ela se interessará em pegar objectos. Ofereça mordedores e outros instrumentos de cores vibrantes.

4-5 MESES

O QUE A CRIANÇA FAZ: 4 meses – chora quando deixada sozinha por muito tempo, começa a reconhecer o pai, deixa de ser alimentada apenas com o leite e aos 5 meses – Percebe pessoas estranhas.
COMO ESTIMULAR: Imitar sons da criança é uma forma de se comunicar com ela. Oferecer vários sucos de frutas desenvolve o paladar. A variação de alimentos também proporciona cheiros diferentes e estimula o olfacto.

6-7 MESES

O QUE A CRIANÇA FAZ: 6 meses – começa a discriminar cores. Vira a cabeça para procurar um objecto, segura a mamadeira, começa a sentar sem apoio, dá arrancos na locomoção, balança o corpo. Os balbucios tomam forma de linguagem e aos 7 meses – começa a gatinhar.

COMO ESTIMULAR: Para incentivar a criança a sentar, a melhor posição é coloca-la de pernas bem abertas e com as mãos no meio. Brinquedos podem ser postos distantes da criança para que ela se sinta estimulada a ir busca-los e começar a se arrastar. Outra forma de estímulo é o animal de estimação. Quando a criança observa o gato ou o cachorro andando pela casa, quer segui-lo. Use palavras simples e de maneira clara.

8 MESES
O QUE A CRIANÇA FAZ: Percebe que a mãe é uma pessoa separada dela e fica angustiada. Por isso chora à noite com mais frequência. Começa a dizer “dá” e brinca com prazer.

COMO ESTIMULAR: A mãe pode ir até o quarto do bebé e acalmá-lo com colo ou colocando uma música que ele goste. Assim, a mãe demonstra que está por perto. A presença da mãe pode ser substituída por um objecto (paninho, chupeta, ursinho) ao qual a criança tenha se afeiçoado e que é deixado no berço.

9 MESES – 1 ANO
O QUE A CRIANÇA FAZ:

9 meses – demonstra vontade de ficar em pé, bate palmas, brinca de esconder, responde ao próprio nome, entende o significado da palavra não.

10 meses – anda segurando em móveis, olha e acompanha figuras em livros.

11 meses – tenta andar sem apoio, segura a colher, aponta os objectos que deseja pegar, repete o sorriso com os outros.

1 ano – começa a andar, quer explorar a casa, consegue folhear um livro, faz riscos no papel, expressa as primeiras sílabas.

COMO ESTIMULAR: Deixar objectos espalhados pela casa com os quais a criança possa brincar sem se machucar, como bolas. Oferecer livros com cores vivas.

2 ANOS
O QUE A CRIANÇA FAZ: Consegue chutar bola, começa a treinar a representação de papéis e faz-de-conta.
COMO ESTIMULAR: Contar histórias e incentiva-la a representar persona
gens. Se não tiver uma resposta pronta para alguma pergunta, pesquise em um livro. A criança será encorajada a fazer o mesmo no futuro. Para ajuda-la no raciocínio, em vez de pedir para que ela conte até nove, por exemplo, peça para ela juntar essa quantia de brinquedos.

3 ANOS

O QUE A CRIANÇA FAZ: Começa a pedalar, consegue mais firmeza motora a ponto de poder segurar um lápis ou bater no tambor com a baqueta, compartilha as brincadeiras com os coleguinhas. Está pronta para começar a ser alfabetizada.

COMO ESTIMULAR: Dê lápis e papel, facilite o contrato com crianças da mesma idade para que a observação da maneira como os coleguinhas brincam possa enriquecer as suas próprias experiências.

4 ANOS
O QUE A CRIANÇA FAZ: O cérebro está completamente apto a aprender novos idiomas.
COMO ESTIMULAR: Colocar a criança numa escola de idiomas.

5 ANOS

O QUE A CRIANÇA FAZ: Já consegue lavar o rosto e tem maior coordenação motora. Aprende a se vestir sozinha.
COMO ESTIMULAR: Boa hora para iniciar algum desporto como a natação ou incentivar a criança a vestir sua própria roupa. Pode-se fazer uma pré-selecção de peças para que ela escolha.

6 ANOS

O QUE A CRIANÇA FAZ: Está em condições de fazer desportos colectivos e assumir algumas responsabilidades.

COMO ESTIMULAR: Ter de cuidar de um animal de estimação é uma forma de a criança desenvolver, de maneira agradável e afetiva, a responsabilidade.

7 ANOS
O QUE A CRIANÇA FAZ: Consegue ler e escrever frases mais longas e já pode tentar assistir a filmes legendados.

COMO ESTIMULAR: Levar a criança ao cinema e ajuda-la na leitura das legendas. Mostrar-lhe artigos de revistas e jornais e não parar de ler livros para ela. Apesar de saber ler, ela gosta da companhia dos pais.


fonte: Revista Istoé

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