Pular para o conteúdo principal

Como Ajudar seu Filho a Fazer Lição de Casa


Qual a melhor maneira de ajudar seu filho a fazer lição de casa sem tornar esse momento um tormento? Fazer lição de casa pode se tornar uma experiência ruim e pouco proveitosa para a criança e para os pais. Entretanto se algumas regras forem seguidas podemos evitar conflitos e tornar esse momento mais prazeroso.

1- Defina um local
A criança precisa de um local definido para fazer a lição de casa. O ideal é que exista uma escrivaninha em seu quarto com seu material disponível, mas nem sempre isso é possível. Nesse caso escolha uma mesa, onde a criança possa sentar de forma confortável. No local escolhido para fazer a lição de casa não deve haver ruídos que tirem a atenção da tarefa. Televisão, rádio ou qualquer outro tipo de barulho que possa desviar sua atenção deve ser evitado.

2- Ajude na organização
Ajude a criança a se organizar. Auxilie a identificar e separar todo o material necessário para fazer a lição. Livros, cadernos, lápis de cor, revistas para recorte, tesoura, cola e tudo mais que seu filho for precisar deve ser separado e estar pronto para ser usado.

3- Defina um horário
A lição de casa deve durar de 30 min à 2 horas dependendo da idade da criança. Escolha um horário que possa ajudá-la, mas que também não interfira naquilo que a criança gosta de fazer. Por exemplo, fazer a lição na hora do programa de TV favorito ou no horário em que as outras crianças do prédio costumam se encontrar para brincar pode causar transtornos desnecessários.

4- Ajudar é diferente de fazer
Você pode ajudar seu filho a fazer a lição, mas não pode fazer por ele. A lição de casa serve para reforçar o que foi estudado na escola, para ajudar na construção da autonomia e senso de responsabilidade da criança e favorecer o hábito do estudo. Se você acha que o que foi pedido está muito difícil para seu filho, converse com a professora, mas não faça por ele!

5- Recorte e colagem
Crianças pequenas fazem muitas lições que envolvem recorte e colagem, tanto de figuras quanto de palavras. Encontrar o que foi pedido pelo professor em uma revista enorme pode ser uma trabalho muito difícil. Você pode ajudar destacando a página onde se encontra a palavra ou a figura e deixar por conta da criança encontrar o que foi pedido naquela página, recortar e colar.

6- Escrita
Na tarefas escritas oriente a fazer com calma e prestando atenção naquilo que está escrevendo. Não apague palavras escritas de forma errada. Errar faz parte do processo de aprendizagem e é importante que o professor possa conhecer essa dificuldade para então corrigir e ajudar a criança a compreender seu erro.

7- Leitura e interpretação de texto
Acompanhe a leitura ajudando a ler corretamente as palavras mais difíceis. Certifique-se que a criança está entendendo o que está lendo fazendo perguntas simples sobre o texto.

8- Dúvidas
Os pais podem tirar dúvidas dos filhos, sempre evitando dar respostas prontas. Por exemplo, se a criança desconhece o significado de uma palavra os pais podem ajudar a pesquisar essa palavra no dicionário e dar exemplos práticos de seu uso.





Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

CONCORRA A DVDS DO MIDINHO

PROMOÇÃO DIA DAS CRIANÇAS Para concorrer a DVDs do Midinho - O Pequeno Missionário é bem fácil: 1º - Seja um fã de Dudu & Bubu 2º - Registre aqui nesta postagem e nos convença com suas palavras o por quê você deve ganhar um DVD do Midinho - O Pequeno Missionário - não esqueça de deixar um e-mail para fazermos contatos, caso você ganhe! Participe, divulgue e tenha um ótimo Dia das Crianças SORTEIO SERÁ REALIZADO EM OUTUBRO E O PRESENTE SERÁ ENVIADO PELOS CORREIOS.

Entrevista Exclusiva com Stefan Karl Stefansson

Um dos programas televisivos que Bubu e Dudu mais assistem é o Lazytown (Discovery Kids). Muita diversão com todo enredo, brincadeiras, personagens (Sportacus ( Magnús Scheving ) , Stephanie ( Julianna Rose Mauriello ) e é claro o vilão Robbie Rotten ( Stefán Karl Stefánsson ) , nosso primeiro entrevistado do Bubu e Dudu. Vamos conhecer um pouco mais sobre o personagem que tem e muito trazido diversão e alegria para Bubu e Dudu, Stefán Karl Stefánsson . Nome : Stefan Karl Stefansson ( 10/07/1975) Nascido em uma vila de pescadores em Hafnarfjordur - Islândia . Formação : Academia Dramática da Islândia 1999. Esposa : Steinunn Olina (atriz e escritora). Filhos : Briet (16) Elin (10) Julia (4) and Thor (3). Emerson José - Stefán como surgiu a oportunidade de participar de LazyTown? Stefán - Magnus Scheving (O criador do seriado) se aproximou de mim em Londres, quando nos conhecemos em uma festa e então nós voamos juntos no dia seguinte de volta à I Islândia

DUDU - Eduardo

Eduardo 08/01 Desenhos que gosto de assistir: Hi-5 (veja vídeo) Backandgans Midinho Yo Gaba Gaba ! Os Imaginadores O Mundo Redondo de Olie Peixonaltas Meu Amigaozão Manny, Mãos a Obra Selva Sobre Rodas LazyTown Mecanimais Mr. Maker Esconderijo Secreto Comida: Leite, sopinha... Música: A ndré Valadão - Ele Reina Sobre Tudo Cor - Verde Brincar : Microfone, pandeiro, fã da pepeti (chupeta) Defeito : Um pouquinho chorão kkkkkkkkkkkkkk 1º Filme no Cinema (Shopping de Mossoró/RN): Crônicas de Nárnia 3 (2010) 2º Film e no Cinema (Shopping de Mossoró/RN): Zé Colmeia, O Filme (2011)