Ama seu filho? Evite o REFRIGERANTE!

Marcadores: ,

 Quem é o pai que não almeja uma boa saúde para seus filhos?

Confesso que muitas das vezes nossas refeições eram sempre acompanhadas com o refrigerante.

Comecei a pesquisar e não vi na net nada que abonasse o "tal", pelo contrário, vi coisas que faço questão de postar por aqui, dando assim inicio a este tópico: AMA SEU FILHO?

Não se trata aqui de crucificar ou denegrir a imagem deste ou daquele produto, e sim informar e alertar sobre os possíveis males que podem ser evitados com equilíbrio e bom senso.

Mesmo que você não seja pai ou mãe ainda assim é importante estar em dia com a informação, seja para uso próprio ou até mesmo para exercer uma função social que ajude outras pessoas, como estou fazendo aqui.

Ama o seu filho, evite o REFRIGERANTE!
Por quê?

Além de possuir muitas substâncias artificiais em sua composição, o refrigerante contém valor nutricional quase nulo. As variações cola, em especial, contam com uma grande quantidade de fosfatos, que em excesso provocam o enfraquecimento dos ossos através da liberação do cálcio. Dessa forma, é facilitada a incidência de doenças ósseas, como a osteoporose. A bebida ainda é rica em açúcar, que além de prejudicar a boa forma, propicia o surgimento de cáries, principalmente nas crianças. Mesmo as versões diet, que não contêm glicose, expõem os dentes a ácidos capazes de estragar o esmalte.

E não se pode esquecer do
s corantes, também perigosos. Vários deles possuem substâncias cancerígenas. O consumo de refrigerantes também faz com que as pessoas diminuam significativamente a ingestão de bebidas saudáveis como a água, o leite e os sucos naturais, perdendo nutrientes importantes (1).

Refrigerante em excesso pode causar danos ao organismo. A Associação Pro Teste Consumidores analisou 24 marcas e constatou que 7 têm benzeno — substância cancerígena. Também foram encontrados corantes ruins para crianças e altos níveis de açúcar, adoçante, sódio e conservantes.
Níveis de benzeno acima do aceitável foram vistos nas marcas Fanta Laranja Light e Sukita Zero. Amostras de Fanta Laranja e Sukita, normais, diet e light, tinham o corante amarelo crepúsculo, que pode causar hiperatividade em crianças.
Já o amarelo tartrazina, que pode causar alergias, foi encontrado em todas as versões do Grapette. A Pro Teste alertou que o ácido fosfórico dos refrigerante à base de cola reduz a absorção de cálcio, podendo causar osteoporose.
A associação analisou as versões tradicional  e diet das marcas Aquarius Fresh, Aqua Zero, H2OH, Coca Cola, Dolly Cola e Guaraná, Guaraná Kuat, Pepsi, Sukita, Fanta Laranja, Sprite, Grapette e Soda.
A Coca Cola (Aquarius Fresh, Aqua Zero, H2OH, Fanta, Kuat e Sprite) informou que a quantidade de açúcar é suficiente para dar sabor à bebida e que os índices das outras substâncias são avaliados pelo Ministério da Saúde. A AmBev (Pepsi, Sukita e Soda) não comentou a pesquisa. O Grapette disse que os ingredientes usados são permitidos.

SUBSTÂNCIAS EM EXCESSO E MALES
AÇÚCARPode causar Obesidade e diabetes. Versões normais de Coca, Pepsi, Kuat, Fanta, Sukita, Sprite e Soda. 

ADOÇANTEAfetaria o sistema nervoso. Aqua Zero Açúcar, Kuat Zero, Fanta Light, Soda Diet, Sprite Zero, Grapette (duas versões).
SÓDIOPode causar hipertensão. Aqua Zero Açúcar, H2OH, Coca (Ligh e Zero), todas as versões de Kuat, Fanta Laranja, Sukita, Soda, Sprite e Grapette.
BENZENOSubstância cancerígena. Sprite Zero e todas as versões de Fanta e Sukita.
CORANTESLigados a hiperatividade e alergia. Todas as versões de Fanta, Sukita e Grapette(2).


fontes:
(1) UNIMED



2 comentários:

  1. Nossa!!! vou tomar mais cuidado com os refrigerantes, mais gostaria de fazer uma pergunta refrigerantes só no final de semana também é prejudicial?

    ResponderExcluir
  2. AKI EM CASA EU PROCURO "LIBERAR" SÓ NO FIM DE SEMANA.......

    ResponderExcluir

NO AR desde fevereiro 2011
 
DUDU & BUBU © 2012 | Designed by Meingames and Bubble shooter